Pesquisar

domingo, 18 de dezembro de 2011

África

África é o terceiro continente mais extenso (atrás da Ásia e da América) com cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados, cobrindo 20,3 % da área total da terra firme do Planeta. É o segundo continente mais populoso da Terra (atrás da Ásia) com cerca de 900 milhões de pessoas, representando cerca de um sétimo da população do mundo, e 54 países independentes; apesar de existirem colônias pertencentes a países de outros continentes, tais como as Ilhas Canárias os enclaves de Ceuta e Melilla, que pertencem à Espanha, o território ultramarino das ilhas de Sante Helena, Ascensão  e Tristão da Cunha, que pertence ao Reino Unido, e as ilhas de Reunião e Mayotte, que pertencem à França.
Apresenta grande diversidade étnica, cultural, social e política. Nesse continente são visíveis as condições de pobreza, sendo o continente africano o mais pobre de todos; dos trinta países mais pobres do mundo (com mais problemas de subnutrição, analfabetismo, baixa expectativa de vida, etc.), pelo menos 21 são africanos. Apesar disso existem alguns poucos países com um padrão de vida razoável, ainda assim não existe nenhum país realmente desenvolvido na África. O subdesenvolvimento, os conflitos entre povos e as enormes desigualdades sociais internas, são o resultado das grandes modificações introduzidas pelos colonizadores europeus. Atualmente os países africanos mais desenvolvidos são LíbiaMaurícia e Seicheles, com qualidades de vida superiores a de muitos países da Europa. Ainda há outros países africanos com qualidades de vida e indíces de desenvolvimento razoáveis, podendo destacar a maior economia africana, a África do Sul e outros países como MarrocosArgéliaTunísiaCabo Verde e São Tomé e Príncipe.
A África costuma ser regionalizada de duas formas, a primeira forma, que valoriza a localização dos países e os dividem em cinco grupos, que são a África setentrional ou do Norte, a África Ocidental, a África central, a África Oriental e aÁfrica meridional. A segunda regionalização desse continente, que vem sendo muito utilizada, usa critérios étnicos e culturais (religião e etnias predominantes em cada região), é dividida em dois grandes grupos, a África Branca ou setentrional formado pelos oito países da África do norte, mais a Mauritânia e o Saara Ocidental, e a África Negra ou subsaariana formada pelos outros 44 países do continente.
Cinco dos países de África foram colónias portuguesas e usam o português como língua oficialAngolaCabo VerdeGuiné-BissauMoçambique e São Tomé e Príncipe; em Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe são ainda falados crioulos de base portuguesa.
África

Mapa da África
VizinhosÁsiaEuropaAmérica eAntártica
Divisões administrativas 
 - Número de países54
 - Número de territórios6
Área 
 - Total30 221 532 km²
 - Maior país Argélia (2 381 741 km²)
 - Menor país Seychelles (455 Km²)
Extremos de elevação 
 - Ponto mais altoKilimanjaro (5 895 m)
 - Ponto mais baixoLago AssalDjibouti (155 m abaixo do nível do mar)
Maior lagoLago Vitória
Pontos extremos 
 - Ponto mais setentrionalRas ben SakkaTunísia
 - Ponto mais meridionalCabo das AgulhasÁfrica do Sul
 - Ponto mais orientalRas HafunSomália
 - Ponto mais ocidentalSanto AntãoCabo Verde
Maior ilhaMadagáscar
Maior vulcãoKilimanjaroTanzânia
População 
 - Total1 000 010 000[1] (2005, )habitantes
 - Densidade30,51 hab./km²
 - País mais populoso Nigéria
 - País menos populoso Seychelles
 - País mais densamente povoado Maurícia
 - País menos densamente povoadoFlag of Saara Ocidental Saara Ocidental
Línguas mais faladasLínguas africanas,árabeinglêsfrancês,português
Economia 
 - País mais rico África do Sul
 - País mais pobre Serra Leoa


Nenhum comentário:

Postar um comentário