Pesquisar

domingo, 8 de janeiro de 2012

Villages, bedrohte Arten in Deutschland - Povoados, espécie ameaçada na Alemanha

BERLIM. A Alemanha está perdendo seus habitantes. E é nas pequenas cidades onde o encolhimento da população tem efeitos mais dramáticos. Uma pesquisa feita pelo Instituto de População e Desenvolvimento de Berlim revela que, até o ano de 2060, a população alemã simplesmente deve encolher: de 81,7 milhões para 65 milhões de habitantes. Em cidades pequenas, a população será reduzida em até 26%.
Werben, no estado da Saxônia-Anhalt, na antiga República Democrática Alemã, é um exemplo da redução da população. Embora fique a apenas 100km da capital do estado, Magdeburgo, Werben perdeu 25% de seus habitantes em 20 anos. Hoje a cidadezinha, cujo centro é tombado pelo patrimônio histórico alemão, tem apenas 800 habitantes e muitos prédios vazios por falta de moradores.
O prefeito de Werben, o veterinário Volkmar Haase, não perde o otimismo, apesar das previsões pessimistas de que, em 2020, a cidade terá apenas 550 habitantes. Ele usou recursos de ajuda federal e da União Europeia para investir 5,5 milhões na restauração dos prédios do centro com seus telhados com cumeeiras pontudas.
- Só o que temos para atrair turistas é a natureza. A situação não está boa em Werben - diz Haase.
A Turíngia, outro estado do Leste, perderá 20% da população no mesmo período, e toda a região terá o mesmo destino. Segundo o jornal "Der Tagesspiegel", o estado de Brandemburgo tem regiões perdendo seus povoados de forma tão acelerada que deixam uma paisagem como a que existiu na Guerra dos 30 Anos, que despovoou partes da Europa Central no século XVII.

Nenhum comentário:

Postar um comentário